Conforme informações do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais – CRO/MG, para fins de acompanhamento de custo médio trimestral e cálculo de evolução de custos, os procedimentos odontológicos são considerados como sendo compostos por materiais e mão de obra do Cirurgião Dentista e Auxiliar de Saúde Bucal.
Primeiramente, foi realizada a verificação da especificação completa dos itens utilizados em cada procedimento para garantir a compatibilidade entre os itens utilizados e os itens disponíveis no mercado. Os preços utilizados para o cálculo do custo médio dos procedimentos, foram rigorosamente pesquisados ao longo dos quatro trimestres de 2022 e os dois primeiros trimestres de 2023, junto a fornecedores localizados em diferentes estados do país. Cabe destacar que a amplitude geográfica da pesquisa de preços se deve ao fato de atualmente existirem centros de distribuição de mercadorias espalhadas por todo o país, aliados aos ágeis sistemas de entrega e ao maior acesso de produtores e consumidores ao comércio eletrônico, o que ampliou o espaço de concorrência do âmbito local para o nacional. Em consequência disso, um produtor ou fornecedor de determinada mercadoria, ao decidir o preço de venda, precisa considerar os preços de seus concorrentes geograficamente mais próximos e todos que conseguem entregar a mercadoria na região relevante, com condições de preços e prazos semelhantes. Para o consumidor, amplia-se a quantidade de possíveis fornecedores, com reflexos sobre as opções de preços e qualidade dos produtos.
Para a determinação do custo médio de mão de obra do Cirurgião Dentista foi considerada a Lei nº 3.999/61, em que é fixado o piso salarial em quantia igual a três vezes o salário-mínimo, para uma jornada máxima de quatro horas diárias. Já para o custo de mão de obra do Auxiliar de Saúde Bucal (CBO nº 3224-15), tomou-se o piso médio do estado de Minas Gerais, considerando jornada de trabalho de 44 horas semanais. Para calcular o custo médio de mão de obra do Cirurgião Dentista foi utilizado como referência o tempo de trabalho por quatro horas diárias durante vinte e um dias de atuação por mês. A soma de três salários-mínimos (piso salarial) foi dividida pelo total de horas mensais trabalhadas, resultando no custo de mão de obra por unidade de tempo. O valor encontrado foi multiplicado pelo tempo médio dedicado pelo Cirurgião Dentista no atendimento do paciente em cada procedimento.
Para detalhes da Metodologia, acesse o Relatório Completo.